sábado, 10 de novembro de 2012

20 Coisas que não sabia sobre o Batman

Quer conferir as curiosidades sobre o homem-morcego? Divirta-se!

Post retirado do NoobOiando
1. Bob Kane não é o verdadeiro criador de Batman


Michael Keaton e Bob Kane.

Apesar de Bob Kane receber até hoje todos os créditos pela criação de Batman, ele na verdade não é o criador do personagem. Pelo menos, não o único. Batman foi co-criado pelo desenhista Kane e o escritor Bill Finger, embora este segundo não receba os créditos oficiais pelo feito. Há ainda quem acredite que o primeiro desenho de Batman tenha sido feito por um artista chamado Frank Foster, em 1932.




2. Os fãs votaram para que matassem o Robin

Uma Morte em Família - 1988
Em 1988, na história "Death in the Family" (Morte em Família), o Coringa explode um armazém com o Robin Jason Todd dentro. Os fãs votaram para que o garoto prodígio não sobrevivesse ao incidente, é claro. Mas se você acha que não existe ninguém no mundo que goste do Robin, os votos para que ele sobrevivesse foram 5.271 contra 5.343 a favor de sua morte.

3. Frank Sinatra queria ter interpretado o Coringa

Cesar Romero como o Coringa.

Frank Sinatra queria ter interpretado arquiinimigo do Homem Morcego, Coringa, na famosa série dos anos 60, mas o papel já havia sido dado ao ator Cesar Romero. Burt Ward, ator que interpretou o Robin na série, confirmou o boato anos mais tarde.

4. O uniforme de Robin foi roubado por Conan O'Brien

Conan O'Brien e Robin.
Harvard é famosa pelas pegadinhas de seus estudantes. Conan O'Brien foi um deles e nos anos 80, quando o ator Burt Ward foi convidado por alguns alunos para falar na faculdade, como uma espécie de brincadeira para ver se alguém iria assistí-lo, O'Brien arquitetou um plano para roubar o traje do Robin, que o ator havia levado para seu discurso.

O'Brien e outros estudantes se vestiram de segurança e no meio do discurso de Ward, as luzes se apagaram e um homem vestido de pinguim deixou uma charada para Ward: "Quando um segurança não é um segurança?" A esta altura, os falsos seguranças haviam roubado o uniforme.

Peter Sagal, na época um dos estudantes que organizou a visita de Burt Ward à universidade, tentou impedir os alunos de roubarem a fantasia, mas eles conseguiram escapar. Os alunos caçoaram por horas de Ward, fingindo serem vilões de Batman, mas o ator levou na esportiva e respondeu nas palavras de Robin: "Return it or you will feel my wrath!" (Retornem com isso ou vão sentir minha fúria!). Eventualmente a fantasia voltou ao seu devido dono.

5. A NBC queria assumir a série do Batman, mas a ABC havia destruido a Bat Caverna

Set de filmagem da Bat Caverna.

A ABC havia decidido cancelar a série Batman, mas existia a possibilidade de alguma outra emissora querer assumir a série, portanto eles mantiveram os estúdios por duas semanas esperando por ofertas. Como não recebram nenhuma, destruiram os sets de filmagens, para dar lugar a outro show. Logo após a NBC fez uma oferta para criar mais uma temporada da série, mas custaria 800 mil dólares só a reconstrução da Bat Caverna, então a NBC rescindiu a oferta.

6. O primeiro filme de Batman do diretor Tim Burton era para ter o Robin

Jack Nicholson como Coringa e Michael Keaton como Batman em 1989.

Demorou anos para Tim Burton elaborar um roteiro que a Warner Bros aceitasse antes do filme lançado em 1989. Uma versão escrita pelo roteirista Sam Hamm incluia Robin. Tim ofereceu o papel ao ator Kiefer Sutherland, de 19 anos na época, que recusou o papel temendo usar calça amarela brilhante nas telonas. Roteiros posteriores reduziam o papel do garoto prodígio apenas a forma de seu alter-ego, Dick Grayson, até que o personagem fora cortado de vez dos roteiros. Uma cena excluída que apresenta Batman e Robin numa perseguição em um circo pode ser vista em forma de storyboard no DVD de "Batman".

7. Sean Young tenta ganhar um papel forçadamente em "Batman Returns" após perder o papel de Vicki Vale

Sean Young ridiculamente fantasiada de Mulher Gato.

A atriz Sean Young que havia sido escalada para o papel de Vicki Vale em "Batman", sofreu um acidente enquanto cavalgava durante uma filmagem de uma cena de ação e quebrou o braço, assim sendo excluída do elenco de Tim Burton. Após o estrondosos sucesso de "Batman", Sean Young fez de tudo para ser aceita no papel de Mulher Gato em "Batman Returns", se vestindo com uma fantasia caseira de Mulher Gato e invadindo o camarim de Tim. Ela foi escoltada para fora do camarim, mas não desistiu e deu entrevistas para a televisão vestida com a fantasia. Mas, como todos sabem, ela não conseguiu nada com isso e o papel foi muito bem interpretado por Michelle Pfeiffer.

8. O rumor de que Batman e Robin eram gays veio de um psicologo que era contra HQs

A dupla dinâmica, Batman e Robin.

Em 1954, o psicólogo alemão Fredric Wertham publicou o livro "Seduction of the Innocent" (Sedução dos Inocentes) que afirmava que as populares histórias em quadrinho estavam contribuindo com a delinquencia infantil e que Batman e Robin eram um casal homossexual.

9. Cidade chamada Batman processa os criadores de "The Dark Knight"

Heath Ledger no papel de Coringa em The Dark Knight.

Você sabia que tem uma cidade na Turquia chamada Batman? E você sabia que o prefeito da cidade tentou processar Christopher Nolan e a Warner Bros por infringir direitos autorais do nome da cidade? Como se não bastasse o prefeito também acusou os filmes de serem os causadores de uma série de assassinatos ocorridos e suicídios de algumas mulheres.

10. Custaria 300 milhões de dólares para se tornar o Batman

"Eu sou o herói que Gotham merece."

O livro "Batman Unauthorized" examina exatamente o que custaria para desenvolver todas as tecnologias e equipamentos do Homem Morcego. O resultado total saiu cerca de 300 milhões de dólares (embora outras pesquisas tenham chegado num total de 700 milhões). Isso inclui US$ 3,5 milhões para converter um abrigo antiaéreo em uma Bat Caverna, transformar um Cadillac Sexteen em um Batmóvel 32 válvulas, V-16 1,000 cavalos de potência e US$ 45 mil para o Bat-traje.

Informações retiradas em The FW.

11. O Batman matava criminosos o tempo todo


"Eu sei que eu posso fazer o mundo melhorar."
Hoje em dia, o Batman que conhecemos, não usa armas de fogo, pois tem trauma do assassinato de seus pais, nem mesmo mata seus inimigos. Mas para que o cruzado de capa chegasse a esse conceito, ele teve de ser redefinido por seus criadores, já que no começo, ele matava os criminosos o tempo todo, chutando-os até quebrar seus pescoços, enforcando-os, os jogando de prédios e, inclusive, usando armas de fogo. Afinal, no ínicio, o Batman era mais um detetive fantasiado do que é hoje, e praticamente não lutava, só investigava.

12. Hugh Hefner é o responsável pela série do Batman dos anos 60 

Hugh Hefner, criador da playboy.
 Que o Hef é apaixonado por mulheres todo mundo sabe. O que ninguém sabe é que ele também é apaixonado por quadrinhos e adorava dar festas temáticas de HQ. Foi numa delas, que dois atores vestidos de Batman e Robin contratados pelo dono da playboy, fizeram o maior sucesso. Vendo a reação positiva da plateia, o executivo ligou para um canal de TV e deu a ideia de um programa do Batman. Foi então que surgiu a famosa série dos anos 60.


13. Um desenho do próprio Bob Kane é mostrado no filme "Batman"

"Você viu este homem?"
No filme de Tim Burton, "Batman", de 1989, em uma cena, um jornalista obcecado pelo homem morcego, por muitos considerado uma lenda urbana, mostra o desenho da imagem acima e pergunta: "Você viu este homem?". Se você reparar na assinatura, o desenho foi feito pelo próprio Bob Kane, desenhista que criou o Batman.

14. Kevin Conroy foi quem interpretou por mais tempo o Batman

Kevin Conroy é Batman/Bruce Wayne.
Muitos nomes de Hollywood já encarnaram o Cavaleiro das Trevas, mas Kevin Conroy merece o título de quem interpretou o personagem por mais tempo. Ele dublou o personagem em 7 séries animadas, 6 jogos e 5 filmes de animação, por mais de 12 anos. Muitos o consideram "a voz do Batman". Foi ele o primeiro a pensar em mudar o tom de voz quando o personagem é Batman e quando é apenas o playboy bilionário Bruce Wayne.

15. Muitos ícones de Batman não existiam até os anos 1940

Bat-sinal da trilogia de Christopher Nolan.
Gotham City foi apresentada como lar do Bruce Wayne pela primeira vez em 1940 na Detective Comics #48, até então o herói morava em Metropolis, como Superman, ou apenas Nova York. Os escritores decidiram colocá-lo numa cidade fictícia, para que pudessem criar o que quisessem. Assim, um deles abriu aleatoriamente uma lista telefonica de Nova York e achou o nome "Gotham Jewrles". E assim foi decidido o nome da cidade do morcegão. O Bat-sinal só veio aparecer em 1942, na Detective Comics #62, e a própria Bat Caverna em 1948 apenas.

16. Gotham City quase existiu na Califórnia

Wayne Manor Club.

Em 1966, quando a batmania estava em alta, o advogado Joseph F. Lewis, de Synnyvale, CA, que tinha um clube noturno no Vale do Silício chamado Whiskey-A-Go-Go, rebatizou-o para Mansão Wayne. O clube passou a ser decorado na temática do Batman e as dançarinas se vestiam de Mulher Gato e Batgirl. Empolgado, Lewis, junto do conselho municipal, tentaram rebatizar a cidade de "Sunnyvale" para "Gotham City" e eles quase conseguiram.

17. Barbara Gordon só virou a Batgirl porque o programa de TV exigiu

Batgirl chutando o Espantalho.
William Dozier, produtor da série dos anos 60, queria uma nova parceira para o homem morcego, já que Betty Kane, a Batwoman, tinha saído já fazia tempo. Então ele requisitou a revista em quadrinhos, pois ele queria que ela andasse no mesmo passo e assim, Barbara Gordon, a bibliotecária filha do comissário Gordon, se vestiu de Batgirl pela primeira vez em 1967. Alfred, que estava morto, foi trazido de volta numa das histórias mais bizarras de Batman, também a pedido de Dozier.

18. Alguns dos principais vilões de Batman eram mais Animalescos

Danny DeVito como Pinguim e Michelle Pfeiffer como Mulher Gato em "Batman Returns".
A Mulher Gato, por exemplo, usava uma máscara de gato que cobria todo seu rosto. E o Penguim era bem mais hiperativo e cartunesco em sua versão original. O vilão foi inspirado no pinguim das propagandas dos cigarros de menta da marca Kool. Fato a parte é que Bob Kane e Bill Finger costumavam se sentar em frente à casa de campo de Edgar Allan Poe, onde hoje fica o Bronx, para discutir ideias para as histórias do Batman.

19. O primeiro filme do Batman foi feito em 1964

Andy Warhol.
O primeiro filme de Batman, diferente do que muitos pensam, não é o filme de Tim Burton dos anos 90, nem mesmo um filme estrelado por Adam West em 1966. O primeiro filme é de 1964 e se chama "Batman Drácula". Um filme não autorizado pela DC Comics produzido e dirigido por Andy Warhol.


20. Um homem se vestia de Batman na vida real e combatia o crime nas ruas

Christian Bale como Batman em "Batman Begins".
Em Michigan, Estados Unidos, um homem chamado Jackson decidiu se vestir de Batman e sair nas ruas ajudando a polícia a combater o crime. Loucura ou não, por incrível que pareça a taxa de criminalidade diminuiu desde então. Jackson trabalha com programas de concientização e vários projetos de serviços comunitários.

Informações retiradas de Gizmodo e Papel Nerd.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado. Conheciam alguma dessas 20 curiosidades? Conhece alguma outra que gostaria de compartilhar conosco? Fiquem a vontade e comentem. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário