
Christopher Jonathan James Nolan (30 de julho de 1970) é um diretor, roteirista e produtor de cinema . Ele é mais conhecido por escrever e dirigir filmes aclamados pela crítica como Memento, Insomnia, Inception e os novos filmes da franquia Batman. Nolan é fundador da companhia cinematográfica Syncopy Films e possui dupla nacionalidade americana e britânica.
Ele frequentemente trabalha com seu irmão roteirista Jonathan Nolan, sua esposa produtora Emma Thomas, diretor de fotografia Wally Pfister, editor Lee Smith, compositores David Julyan e Hans Zimmer, supervisor de efeitos especiais Chris Corbould, e os atores Christian Bale, Michael Caine e Cillian Murphy.
Com apenas sete anos de idade, Christopher Nolan já se arriscava por trás das câmeras. Utilizando-se da câmera Super 8 do pai, ele realizou vários pequenos filmes estrelados por seus brinquedos. A vontade de dirigir não passou e ele acabou se tornando um importante realizador. Formou-se em literatura na Universidade de Londres, na mesma época em que começou a realizar filmes em 16mm. Seu curta "Larceny" foi exibido no Festival de Cinema de Cambridge em 1996.

Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado Following.

Dois anos depois, Nolan dirigiu "Insônia", que acabou por decepcionar as expectativas de grande parte da crítica mundial. Contando com um elenco de grande qualidade o filme mostrou-se interessante, entretanto não conseguiu fazer sucesso mesmo com uma história boa.
O terceiro filme do diretor foi "Batman Begins", uma nova adaptação sobre o homem-morcego. Ele investiu em um Homem-Morcego mais sombrio e realista, o que ficou ainda mais claro na continuação, Batman - O Cavaleiro das Trevas. O segundo longa rendeu um Oscar póstumo para Heath Ledger, que brilhou na pele do vilão Coringa. Com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, fecha sua trilogia sobre o herói.
Dessa vez, Nolan voltou a receber críticas favoráveis, e o longa conquistou uma indicação ao Oscar de fotografia.
Seu próximo trabalho foi, "O Grande Truque". O filme foi, de maneira geral, bem recebido pela crítica e pelo público. O Oscar reconheceu as qualidades técnicas do filme, por meio, de duas indicação ao prêmio: melhor fotografia e melhor direção de arte.

Em 2008, Nolan lançou "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi indicado a 8 oscar e se tornou a quinta maior bilheteria da historia. Ganhou os Oscar de Ator Coadjuvante para Heath Ledger e Edição de Som.
Em 2010, Nolan lançou A Origem, que foi um enorme sucesso de público e crítica, com 8 indicações ao Oscar.
Em um período "entre-Batmans" realizou A Origem e chamou a atenção pela criatividade e pela complexidade narrativa. O filme arrecadou mais de US$ 800 milhões em todo mundo e conquistou estatuetas no Oscar.

O diretor Christopher Nolan falou sobre o novo 'Batman', em entrevista ao jornal Los Angeles Times.
"Será muito excitante, temos uma história fantástica e sentimos que podemos fazer o filme funcionar. Sem muitos detalhes, o elemento chave que faz do terceiro filme uma ótima possibilidade é que queremos encerrar essa história com o fim de uma trilogia", revelou, empolgado.
"Esse roteiro será a finalização de uma narrativa, não queremos ficar aumentando um arco que pode ser encerrado com chave de ouro", finalizou.
Premiações
Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original por Amnésia e A Origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário