quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quem é Christopher Nolan?

 
Christopher Jonathan James Nolan (30 de julho de 1970) é um diretor, roteirista e produtor de cinema . Ele é mais conhecido por escrever e dirigir filmes aclamados pela crítica como Memento, Insomnia, Inception e os novos filmes da franquia Batman. Nolan é fundador da companhia cinematográfica Syncopy Films e possui dupla nacionalidade americana e britânica.
Ele frequentemente trabalha com seu irmão roteirista Jonathan Nolan, sua esposa produtora Emma Thomas, diretor de fotografia Wally Pfister, editor Lee Smith, compositores David Julyan e Hans Zimmer, supervisor de efeitos especiais Chris Corbould, e os atores Christian Bale, Michael Caine e Cillian Murphy.

Com apenas sete anos de idade, Christopher Nolan já se arriscava por trás das câmeras. Utilizando-se da câmera Super 8 do pai, ele realizou vários pequenos filmes estrelados por seus brinquedos. A vontade de dirigir não passou e ele acabou se tornando um importante realizador. Formou-se em literatura na Universidade de Londres, na mesma época em que começou a realizar filmes em 16mm. Seu curta "Larceny" foi exibido no Festival de Cinema de Cambridge em 1996.


                  

 Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado Following.

Em 2000, Nolan, dono de uma carreira curta, porém espetacular, dirigiu seu primeiro filme comercial, o excepcional "Amnésia". Já em sua primeira produção, Nolan teve seu talento reconhecido e viu seu filme ser indicado para diversos prêmios. Recebeu, por exemplo, duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor edição e melhor roteiro original.

Dois anos depois, Nolan dirigiu "Insônia", que acabou por decepcionar as expectativas de grande parte da crítica mundial. Contando com um elenco de grande qualidade o filme mostrou-se interessante, entretanto não conseguiu fazer sucesso mesmo com uma história boa.
O terceiro filme do diretor foi "Batman Begins", uma nova adaptação sobre o homem-morcego. Ele investiu em um Homem-Morcego mais sombrio e realista, o que ficou ainda mais claro na continuação, Batman - O Cavaleiro das Trevas. O segundo longa rendeu um Oscar póstumo para Heath Ledger, que brilhou na pele do vilão Coringa. Com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, fecha sua trilogia sobre o herói.

 
Dessa vez, Nolan voltou a receber críticas favoráveis, e o longa conquistou uma indicação ao Oscar de fotografia.
Seu próximo trabalho foi, "O Grande Truque". O filme foi, de maneira geral, bem recebido pela crítica e pelo público. O Oscar reconheceu as qualidades técnicas do filme, por meio, de duas indicação ao prêmio: melhor fotografia e melhor direção de arte.

                                            
Em 2008, Nolan lançou "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi indicado a 8 oscar e se tornou a quinta maior bilheteria da historia. Ganhou os Oscar de Ator Coadjuvante para Heath Ledger e Edição de Som.
Em 2010, Nolan lançou A Origem, que foi um enorme sucesso de público e crítica, com 8 indicações ao Oscar.

Em um período "entre-Batmans" realizou A Origem e chamou a atenção pela criatividade e pela complexidade narrativa. O filme arrecadou mais de US$ 800 milhões em todo mundo e conquistou estatuetas no Oscar.
                                             
O diretor Christopher Nolan  falou sobre o novo 'Batman', em entrevista ao jornal Los Angeles Times.
"Será muito excitante, temos uma história fantástica e sentimos que podemos fazer o filme funcionar. Sem muitos detalhes, o elemento chave que faz do terceiro filme uma ótima possibilidade é que queremos encerrar essa história com o fim de uma trilogia", revelou, empolgado.
"Esse roteiro será a finalização de uma narrativa, não queremos ficar aumentando um arco que pode ser encerrado com chave de ouro", finalizou.

Premiações
Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme por A Origem.
Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original por Amnésia e A Origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário