terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os Vilões do Batman: 1ª Parte



Batman não é super-herói comum digo isso por causa de sua galeria de vilões em sua maioria formado por desequilibrados e psicóticos  que atormentam a vida do nosso herói. Muitos dos vilões de Batman tendem a ser representações de vários conceitos e psicoses (jogos, comédia, dualidade, medo, plantas, frio, etc.) criados justamente para complementar o realismo empregado no método de atuação do herói. Aproveitem!

Quem lembra dessa cena em O Cavaleiro das Trevas?
O Coringa em uma de suas primeiras histórias
O Coringa é o mais importante e lembrado vilão do Batman é também o mais psicótico. Na relação com o nosso herói, o Coringa tenta perturbá-lo para fazê-lo sucumbir à loucura além de ter uma grande necessidade da presença dele como se completassem.

Não há como falar do Batman sem falar do Coringa. O arquinimigo do morcegão foi criado por Bill Finger e Bob Kane e é a mistura de um palhaço de circo com um Curinga de cartas de baralho. Uma curiosidade sobre o nome do vilão é que inicialmente se escrevia Curinga mas com o tempo o termo foi adaptado para Coringa para ficar mais bonitinho. A origem do criminoso é diversa mas todas parecem esbarram no fato de que acidentalmente ou não caiu em um poço de produtos químicos que o deixou com a pele branca, os cabelos verdes e os lábios vermelhos. Aparecendo primeiramente em Batman #1 de 1940.

 Na primeira história, o Palhaço do Crime surge como um maníaco que anuncia o dia e a hora da morte de suas vítimas, sendo que todas morrem com os músculos do rosto contraídos, como se fosse um sorriso. Em todas elas, apesar da proteção policial para evitar que o anúncio se concretize, o criminoso obtêm êxito das mais diversas formas, desde injetando uma substância no sangue da vítima na noite anterior ao anúncio da sua morte a se disfarçando dentro de uma armadura medieval.

Com uma abordagem vilanesca bem cômica, o vilão usa seus artifícios baseados brincadeiras como uma luva com descarga elétrica fatal, uma flor que exala gás e até cartas-navalha. O gás do riso é talvez sua arma mais conhecida assim com o Bat-rangue é a do Batman e é capaz de desde paralisar sua vítima para impedi-la de se controlar até matá-la. Sua resistência a dor e o sofrimento chegam a ser pertubardora.

O mais ameaçador vilão de Gotham é também um dos mais novinhos, estou falando de Bane que foi criado por Chuck Dixon em 1993 e conhecido por ter causados danos sérios no Batman ao quebrar-lhe a espinha deixando-o aleijando da cintura para baixo. Bane cresceu na prisão Pietra Dura, localizada na ilha de Santa Prisca, no Caribe onde foi condenado a prisão perpétua pelos crimes praticados pelo seu pai o Rei Cobra.
Vou te quebrar!
Na prisão conheceu o pior do mundo e aprendeu a ser defender desde cedo quando escondia uma faca em seu ursinho de pelúcia. Em certa ocisão se desentendeu com um prisioneiro e acabou por ficar em coma onde teve visões do futuro onde um ''Morcego'' seria seu obstáculo apartir daí começou a se interessar por Gotham por conta do medo que imperava na cidade. Por conta de sua resistência foi escolhido para ser cobaia num experimento de uma droga chamada ''Veneno''. Bane fingiu-se de morto e seu corpo foi jogado ao mar onde foi para Gotham para enfrentar Batman. Para derrubar o seu inimigo, quebrou as paredes do Arkham para deixar Batman exausto após conseguir seu objetivo, confrontou-o e quebrou a espinha do nosso herói. Incrivelmente estrategista, frio e calculista Bane é um dos únicos vilões que realmente sabe a identidade do homem-morcego.

Ser o Batman deve dar um trabalhão principalmente se tiver que lhe dar com vilões que são verdadeiramente gênios como é o caso do Charada. Edward Nygma é obcecado por enigmas e charadas e sempre quando faz seus crimes os deixa como rastro para intrigar a polícia, aparecendo em 1948 é conhecido por sua roupa verde estampada com interrogações.
????????????
Batman descobriu que, ao longo dos anos, o vilão desenvolveu um reflexo condicionado que torna impossível que ele faça um movimento importante em sua vida sem antes enviar uma pista para Batman e a polícia. O Charada é plenamente consciente desse traço na sua personalidade, mas essa necessidade compulsiva de fazer enigmas é justamente o que o impede de ser um grande adversário para Batman e o relega à posição de "criminoso de segunda classe".
O Charada é um dos poucos inimigos de Batman que deduziu sua verdadeira identidade. No entanto, não há nenhuma possibilidade dele deixar a informação “vazar”. Como Batman explica, “qual é a graça de uma charada se todo mundo sabe a resposta?”, diz, se referindo à obsessão do Charada por enigmas e o maior de todos eles: “Quem é o Batman?”.

O Duas-Caras já foi um mocinho antes do mafioso Sal Maroni jogar ácido em seu rosto e queimar apenas metade dele. Harvey Dent já possuia uma obsessão pela dualidade das coisas decidindo seu destino ao jogar uma moeda para cima apostando em cara e coroa. Depois de sua desfiguração, ele desenvolveu distúrbio de personalidade múltipla, e se tornou obcecado com a dualidade, crimes ao redor do número dois e usar armas de fogo duplas (como 0,22 semi-automáticas).
Harvey Dent em O Cavaleiro das Trevas (2008)
Sua primeira aparição foi em 1942. O vilão teve uma infância pobre, com um pai abusivo que costumava jogar uma moeda para decidir se ia espancar o filho. Isso fez com que Harvey crescesse com problemas psicológicos. Ele já foi aliado de Batman e Gordon, na luta contra o crime. Antes de sua transformação em Duas-Caras, Harvey Dent era um dos melhores advogados na cidade de Gotham, proficiente em quase todos os assuntos relativos ao direito penal .

Já o Espantalho é um super vilão científico especializado em fobias. Desde jovem Jonathan Crane era constantemente alvo de chacotas e piadas em seu colégio por ser magro e desleixado o que lhe rendeu o apelido de espantalho. Motivado pelo medo e raiva que tais provocações causavam nele, Jonathan estudou psicologia na universidade de Gotham onde especializou no ramo de fobias para entender a mente humana e seus temores.
Admitam, ele assusta!
Com grande conhecimento e perícia com a química criou sua arma mais letal: o gás do medo que força suas vítimas a reviverem seus piores pesadelos. Em 2005, o mestre do medo ganha vida pela primeira vez no filme Batman Begins, sendo interpretado por Cillian Murphy. 

Killer Croc, nascido Waylon Jones, é um criminoso e inimigo de Batman. Ele nasceu com uma forma extrema da doença "Hiperceratose epidermolítica", o que causou em sua aparência o desenvolvimento progressivo de sua pele humana para a de um crocodilo, daí o seu nome. Sua mãe morreu no parto, e seu pai o abandonou. Waylon foi criado por sua tia abusiva, mas seu alcoolismo persistente impediu de crescer em uma família ideal. Como um adolescente, Waylon não tinha amigos, e foi objeto de zombaria daqueles que o conheceram. Jones era um visitante regular para o centro de detenção juvenil.
Dá um beijinho?
Sua pele é endurecida na medida em que é quase impenetrável e pode resistir de várias armas incluindo armas de alto calibre disparadas de uma distância. Ele possui um grau de super-força, por exemplo, ele foi capaz de rasgar uma porta do cofre de um banco com o mínimo esforço. Ele demonstrou poderes regenerativos que lhe permite curar e restaurar os membros perdidos e dentes. Ele possui reflexos sobre-humanos e velocidade, especialmente quando ele está se movendo debaixo d'água. Killer Croc também tem um olfato apurado.

A principal fraqueza de Croc é constantemente retratado na maioria adaptações, além da série Batman, como sendo seu intelecto baixo. Ele normalmente recorre à força bruta para resolver a maioria dos seus problemas. Batman regularmente descreve seu inimigo como um animal e não um homem. Ele age quase exclusivamente por instinto e quase nunca tem tempo para planejar ou racionalizar suas ações.

Os experimentos perigosos que transformaram Pamela em Hera Venenosa colocaram uma overdose deliberada de plantas e toxinas animais em sua corrente sanguínea que faz seu toque mortal ao mesmo tempo permitindo aumentar sua imunidade a todos os venenos, vírus, bactérias e fungos. Esta imunidade também inclui o Gás do riso do Coringa.
Mulher-Clorofila
Alguns quadrinhos têm mesmo ido tão longe a ponto de mostrá-la como mais do que humano, respirando CO 2 e exigindo a luz solar para sobreviver. Diferente da maioria dos vilões do Batman, Hera tinha pouco interesse em dinheiro ou poder, mas ao invés disso estava obcecada com a preservação da vida vegetal, e tendo vingança contra aqueles que ela acreditava ter prejudicado meio-ambiente. No filme Batman e Robin de 1997 foi interpretada por Uma Thurman.

O Vilão usa suas armas baseadas em fogos de artifícios
Garfield Lynns é um falido especialista em efeitos especiais de filmes que tentou assaltar um teatro, porém foi impedido por Batman e Robin. Ele fugiu rapidamente e Batman, ao persegui-lo, observou à distância uma luz de vagalume na escuridão da noite. Pensando ser a luz do cigarro de Lynns, Batman corre até ela e permite que Lynn escape. Inspirado neste episódio, Lynns torna-se o Vagalume, utilizando vários efeitos de luz e ilusões de ótica em seus crimes. Além de Batman e Robin, ele torna-se inimigo de Rastejante e dos Renegados.

Ra's Al Ghul é um dos vilões mais velhos do universo DC. Seu nome árabe significa Cabeça do Demônio. Criado pelo escritor Dennis O'Neil e Neal Adams, ele foi apresentado em Batman # 232 de "A Filha do Demônio" (Junho de 1971). Ele também entrou em conflito com Superman e outros super-heróis da DC Comics. Pouco se sabe sobre os primeiros anos do imortal Ra's, mas aceita-se que ele viveu por muitos séculos devido à aguas misteriosas dos poços de Lázaro que restauram sua juventude.
Visual baseado em Lian Neeson
Um mestre brilhante de estratégia e organização, o objetivo da Ra's é salvar a Terra de devastação ecológica, destruindo a maior parte de sua população. Ele reconhece Batman tanto como um inimigo digno e um possível aliado - exceto que Batman não pode aceitar sua visão de mundo. Batman também compartilha uma relação de amor e ódio com a filha de Ra,'s a bela Talia. Ele também comanda uma legião de seguidores dedicados a trazer a sua versão de um paraíso terrestre à realidade.

Arnold Wesker é um ventríloquo com múltiplas personalidades. Seu boneco é um gângster chamado Scarface. Sob a influência psicológica do boneco, Wesker é um criminoso perigoso e cruel e chefe do crime. O ventríloquo sofre de transtorno de personalidade múltipla. Wesker era originalmente um órfão tímido cuja profunda repressão entrou em erupção em uma briga de bar, o que resultou em ele ser enviado para Prisão Blackgate. Lá ele encontrou o boneco de ventríloquo Scarface e prontamente assassinou o homem que esculpiu o boneco e tornou-se seu novo dono.
Eu ainda prefiro Max Steel
Enquanto a maioria acredita que Scarface é uma ferramenta usada por Wesker simplesmente agindo por fora de um lado escuro de sua personalidade, o ventríloquo se vê como um lacaio relutante que é obrigado a fazer os desejos do boneco. Wesker é um ventríloquo qualificado e  Scarface é um estrategista hábil criminal. O Ventriloquista geralmente tem uma arma de algum tipo, enquanto Scarface carrega sua marca registrada metralhadora.

Dr. Victor Fries era um cientista realizado até que um acidente fatal ocorreu em seu laboratório de pesquisa. Sua amada esposa Nora foi diagnosticada com uma doença fatal degenerativa, ele a colocou em animação suspensa enquanto procura uma maneira de curá-la. Mas a empresa que financiou a pesquisa - e a vida de Nora - interferiu, provocando um acidente que transformou o corpo de Fries em uma forma de sangue frio que deve sempre ser mantido em temperaturas abaixo de zero, a temperatura ambiente normal, ele morre.  
Frio é obcecado pela cura de sua esposa Nora
Empunhando um número de armas de congelamento, ele veste uma roupa de proteção criogênica em sua missão de restaurar de alguma forma a sua esposa para a saúde integral e vingar seu destino - que ele tem como responsável Batman.

Selina Kyle é uma órfã que aprendeu a sobreviver nas ruas de Gotham City, Selina roubava para sobreviver mas estava determinada a fazê-lo em grande estilo, ela aprendeu artes marciais e treinou extensivamente para aperfeiçoar suas habilidades em roubo. Suas atividades criminosas são muitas vezes temperadas por um altruísmo relutante, fazendo dela um vilão inconstante e aliada ocasional para Batman. Ela regularmente escapa de captura pelo Cavaleiro das Trevas e mantém um relacionamento complicado, contraditório que freqüentemente se transforma paquera.

                                                 

                                   
 Ela é um dos amores mais conhecidos do Batman. Seu principal crime é o roubo, como matar é contra seu próprio código moral, assim, tornando-a mais de uma anti-heroína, em vez de verdadeira vilã. Atualmente ela só rouba de gangsters e mafiosos. Ela é uma das aliadas mais confiáveis ​​de Batman no momento.

Ainda não acabou não! Aguardem a segunda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário