terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Acusado do massacre em sessão do filme 'Batman' é levado a julgamento

James Holmes é acusado de matar 12 pessoas e ferindo quase 58 outros em um tiroteio em uma sessão de um filme do Batman, em Aurora, Colorado. 
                                     Batman shooting suspect James Holmes

Os promotores começaram a julgar o caso contra o homem acusado de realizar um tiroteio em massa dentro de um cinema no estado do Colorado, EUA uma audiência de pré-julgamento. James Holmes, 25, é acusado de matar 12 pessoas e ferir outras 58 em um tiroteio durante uma estréia de meia-noite do terceiro filme da trilogia de Batman, The Dark Knight Rises, em um cinema no subúrbio de Denver da Aurora.


James Holmes appears in court at the Arapahoe County Justice Center in Centennial, Colorado. He's accused of shooting dead 12 people and wounding 58 others at a cinema in Colorado. Picture: AFP

O massacre reavivou o debate sobre as leis de controle de armas dos Estados Unidos, desencadeada novamente pelo assassinato de 26 pessoas, incluindo 20 crianças em uma escola elementar de Connecticut no mês passado. Holmes, de cabelos castanhos escuros e uma barba cheia, olhava para a frente e não falou com ninguém durante a audiência preliminar.


Um Policial no tribunal sufocou as lágrimas enquanto eles descreveram os detalhes escabrosos do massacre. Justin Grizzle, um paramédico, disse ao tribunal que quase escorregou em uma poça enorme de sangue durante a entrada. Ele disse ao tribunal como ele transportou seis vítimas graves em quatro viagens a hospitais da região com ambulâncias lutado para salvar os feridos.


"Como eu estava desacelerando para fazer curvas, eu podia ouvir o barulho do sangue na parte de trás do meu carro", disse ele.Testemunhas disseram que Holmes jogou uma bomba de fumaça antes de abrir fogo aleatoriamente com armas, incluindo um fuzil AR-15 de estilo militar, uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 40.A polícia disse ao tribunal que Holmes estava relaxado e cooperativo quando ele foi detido no local. Ele estava vestindo armadura e uma máscara, mas disse à polícia seu nome. Os advogados de Holmes disseram ao tribunal que seu cliente é doente mental, mas não disse se eles planejam empregar uma defesa de insanidade.


Muitos sobreviventes e familiares das 12 pessoas que morreram estão participando da audiência, que está prevista para durar toda a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário