sábado, 6 de outubro de 2012

A séries e desenhos de Batman, o Cavaleiro das Trevas

O Batman está no imaginário popular de gerações no mundo inteiro. São clichês quando se fala no homem morcego. Frases como ''mais louco que o Batman'' ou ''Santa (...)Batman!'' mostram o quanto o nosso herói está na vida e no imaginário da gente. Goste você ou não.

Diversas séries e desenhos fizeram a cabeça dos jovens e adultos. E eu como um bom Batmaníaco vou apresenta-las a vocês:


Batman Série de TV (1966) ou Batman de Adam West
 
A série começou com uma pequena pedra no caminho já que a Rede ABC exibiu uma pequena prévia da serie que não foi muito bem aceita. Decidiram, então, apostar já que muita grana já havia sido investida e não é que foi um sucesso?



Com um tom mais irônico que sombrio, a série inicialmente causou um certo estranhamento dos fãs que esperavam algo mais...Batman. Com o sucesso da série o Batman começou a invadir o mundo com seus produtos eram figurinhas, bonecos, bicicletas entre outros. Consagrada por muitos fãs como uma série histórica e nostálgica presente na infância de muita gente, lançou o bordão do Robin (Santa confusão, Batman!) além de criar o famoso ''Será que o Batman vai se livrar dessa armadilha?!'' que fazia com que os batmaníacos daquela época ficassem com aquele gostinho de quero mais. Dois pequenos problemas marcaram a série: Os quilos á mais de Adam West que interpretavam o Batman e o piu-piu do Robin (Burt Hartman) que precisava de gelo para ''amenizar'' o tamanho.


Sim, esse é o Alfred!



Uma Bat-Girl sensual e muito bonita.

Eu já disse que prefiro o Gary Oldman no seu lugar.

Mais engraçado que assustador mas tudo bem.

O pinguim com seu visual maníaco.


                            Aves de Rapina (Birds of Prey)


A série apresenta uma Gotham que foi abandonada pelo Batman e então Bárbara Gordon depois de ficar paraplégica por causa do Coringa renue duas heroínas para combater os criminosos com os conselhos de Alfred
  • Helena Kyle ou Caçadora (interpretada por Ashley Scott), filha do Batman e da Mulher-Gato.
  • Bárbara Gordon ou Oráculo (interpretada por Dina Meyer), filha do Comissário Gordon. Ela foi a Batgirl antes de se tornar paraplégica.
  • Dinah Redmond (interpretada por Rachel Skarsten), filha da Canário Negro. 
A série foi uma tentativa de adaptar o complexo universo do Batman para a televisão. A tentativa de 2002 do canal WB (atual CW) fracassou e a série acabou só durando uma temporada de 14 episódios. Na balança, a série teve mais erros do que acertos,  apesar de que não se pode deixar de reconhecer a tentativa louvável de levar uma série, adaptada dos quadrinhos ou não, na qual personagens femininas ocupam posições de poder.

http://www.joeacevedo.com/docs/mycorner/Blog/files/page0_blog_entry96_2.jpg



The Batman - Superman Hour era um desenho animado produzido pela Filmation e apresentado nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre 1968 a 1969. Começou a ser apresentado no dia 14 de setembro de 1968, tinha 60 minutos de duração e mostrava os super-heróis da DC Comics, Batman, Robin e Batgirl ao lado de "The New Adventures of Superman" e "The Adventures of Superboy".
 




  Batman: A Série Animada


Essa foi do meu tempo. Com um contexto mais adulto e sombrio os desenhos foram mais fieis ás HQ's: a Chave para sucesso da série é que conseguiu redefinir personagens clássicos, prestando homenagem aos seus antigos intérpretes mas dando-lhes nova força dramática. A caracterização de vilões como o Duas-Caras e o Charada e heróis como Robin - que tinham aparecido no filme de Joel Schumacher, Batman Eternamente - demonstra isso. O Pinguim mostrado possuiu o formato recebido em Batman Returns, filme que fora lançado ao mesmo tempo que a série. Personagens esquecidos ganharam novo impulso como o Rei dos Relógios. Um exemplo de mudanças radicais que também existiram foi a do Senhor Frio (cuja personagem no episódio "Coração de Gelo" foi premiado com um Emmy): foi transformado de um cientista louco obcecado com um máquina criogênica, para a de uma trágica figura cujo seu exterior frio esconde um amor condenado e um fúria vingativa. 
O sucesso da série original atingiu grandes proporções, levando a que fossem criadas outras baseadas nos conceitos estabelecidos dessa primeira série.
 Durante anos, o departamento de animação da Warner Bros foi reconhecido apenas pelos desenhos dos Looney Tunes e de seus derivados, tais como a série Tiny Toon Adventures. A série do Batman, que foi a primeira tentativa de se fazer um grande desenho animado, conseguiria um sucesso inesperado e levou a que se fossem iniciadas outras adaptações animadas de personagens da DC Comics.


As Novas Aventuras do Batman
Ao contrário do que pensam, esse desenho não é uma continuação de Batman- A série animada mas sim uma outra série.

Dois anos depois de Batman A Série Animada algumas coisas mudaram: Dick Grayson abandona o Batman por seu autoritarismo e assume o manto de Asa Noturna, Bat-Girl se torna parceira frequente do Batman, O pinguim tem uma casa de Shows para tratar com suas máfias, Tim Drake é o novo Robin, Um pirotécnico amorosamente frustrado se transforma no vilão Vagalume, Arlequina se torna comparsa de Hera Venenosa, que possui uma coloração verde no corpo, e é revelado o início da sua idolatria pelo Coringa, Batman enfrenta Klarion, um garoto feiticeiro satanista, com o auxílio do demônio Etrigan, O Coringa faz perde o batom dos lábios. 

''O artista Bruce Timm retrata os personagens de forma diferente. Bruce Wayne ganha olhos azuis,o Coringa perde a marca de batom em seu rosto e sua roupa do está toda em verde e roxo, Hera Venenosa está com uma coloração esverdeada na pele, o Espantalho mudou de visual radicalmente, com uma túnica azul-clara, e uma corda de forca no pescoço, os uniformes de Batgirl e da Mulher Gato estão pretos.Barbara Gordon ganha traços mais femininos.O uniforme de Robin está quase que unicamente nas cores vermelho e preto. O rosto do Duas-Caras ganhou traços mais simples. 
 O Charada é retratado completamente careca e sem máscara assim como nos quadrinhos. O Crocodilo aparenta ser mais forte, e está mais parecido com o réptil que o nomeia. A criminosa Mary Dahl perdeu as feições de bebê, ficando mais parecida com uma adulta, porém ainda pequena como uma criança. O Senhor Frio adquire feições mais sombrias, por conta de sua angústia, retratada num dos episódios. O Chapeleiro Louco fica mais parecido com o personagem de Lewis Carrol, além de mais baixo, assim como o personagem do livro, objeto de sua obsessão. O fiel mordomo Alfred Pennyworth está com os cabelos completamente brancos, aparentando ser mais velho, assim como o prefeito Hamilton Hill. Ao contrário destes, o empresário Lucius Fox e o Comissário Gordon aparentam estarem bem mais novos.'' 


Batman do Futuro (Batman Beyond)


Exibida originalmente entre 1999 e 2001 a série resultou em 52 episódios e um filme (longa metragem) servindo também como "ensaio" para o desenho animando da Liga da Justiça. Mesmo popular entre os fãs, a nova série do homem-morcego, ao que parece, não está na lista das produções que retornarão às telas em um futuro próximo, apesar dos insistentes boatos a respeito, entretanto o personagem pôde ser visto recentemente em um dos episódios de Projeto Zeta, outro desenho animado referente ao futuro da DC Comics e uma espécie de "filhote" de Batman do Futuro. O referido episódio é o intitulado Sombras e se encaixa entre os episódios finais da série do Batman do Amanhã, no caso, Contagem Regressiva e Desmascarado.
 
Bruce Wayne já idoso vive em sua mansão recluso e sua empresa é dividida com o inescrupuloso Derek Powers, não conseguindo mais manter o manto do Batman  se aposenta de vez mas uma injustiça contra seu pai traz o Jovem Terry McGinns para dentro da mansão Wayne descobrindo que Bruce é o Batman, Terry assume o manto do herói com uma roupa super-poderosa tendo como mentor o antigo homem-morcego


Batman: Os Bravos e destemidos

O desenho enfoca em Batman trabalhando em conjunto com diferentes heróis do Universo DC, como o Arqueiro Verde e o Besouro Azul, na luta contra os criminosos. O tom sério e sombrio das animações anteriores do Homem-Morcego foram substituídos pelos textos bem-humorados, lembrando o seriado da década de 1960.

The Batman

Ao contrário das séries Batman: The Animated Series, The New Batman Adventures e Batman Beyond, The Batman foi produzida com o intuito de chamar a atenção das crianças que estão começando a se interessar pelo personagem. Porém, o cavaleiro de Gotham ainda é o mesmo Batman atormentado, na mesma Gotham City sombria e com a mesma motivação para o combate ao crime, de maneira a agradar também aos fãs mais velhos.

A maioria dos coadjuvantes e vilões têm aparência mais bizarra ou exótica , mas nada que comprometa a reputação dos mesmos. Visualmente, os personagens apenas estão diferentes das versões anteriores. Alem da série não apresentar todos os vilões como por exemplo o Duas-Caras,o Espantalho e o Chapeleiro Louco, a partir da quinta temporada a série foca aventuras da Liga da Justiça fugindo de seu enredo principal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário