quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resenha Batman - A Piada Mortal

A loucura do Coringa é o tema central da história

Quer Baixar? Clique!  A maioria dos quadrinhos vem em formato .cbr por isso é necessário baixar o ComicRack (baixe aqui)
  
A Piada Mortal é um marco nas histórias, não é uma longa história mas traz um enorme conceito acerca da justiça e da loucura. Escrita por Alan More, a história mostra Batman indo ao encontro do Coringa para tentar pôr um fim numa batalha que ele (Batman) considera perdida. Sugerindo que o final da história dos dois poderia ser fatal o Morcego apela para que tentassem resolver os conflitos mas descobre que não é o Coringa verdadeiro em seu lugar está o Cara-de-barro.

O Batman tentando uma segunda chance com o Coringa
O que o Batman não sabia era que o Coringa estava planejando crueldades criando uma espécie de circo de horrores. O interessante dessa história é que ao longo dela vemos flashbacks sobre a vida do mais famoso vilão do Batman, como, segundo a história, a loucura do Coringa foi uma questão de após uma série de sofrimentos e pressões preferiu enlouquecer. Vemos que ele possuía um bom emprego mas foi atrás do sonho de ser humorista e não alcançando o sucesso vivia em um cortiço com sua esposa grávida Jeannie. Depois de comprar um velho e desativado Circo o Coringa vai até a casa do Comissário Gordon e atira em Bárbara (BatGirl) e sequestra Gordon.

Bárbara se transforma em Oráculo após levar um tiro.

Em outro flashback o Coringa, antes um bom homem, se envolve com mafiosos para assaltar uma fábrica mas com o intuito de melhorar de vida e cuidar de sua mulher e seu filho. Surge então o disfarce de Capuz Vermelho que era usado por outro homem, o então coringa aceita segundo a palavra de que pensariam que o crime seria do Capuz original. Em outro tempo Bruce visita Bárbara no hospital e tenta descobrir para onde levaram Jim Gordon.
A própria DC sugeriu que Bárbara foi estuprada pelo Coringa
Gordon foi levado para o tal circo comprado pelo Coringa que visava enlouquecer o Comissário mostrando-lhe fotos de sua filha nua banhada em sangue. A revista nos traz uma importante lição até quando um homem aguenta até sucumbir á loucura? Batman descobre o tal circo e descobre Gordon desesperado e nu em uma jaula. Jim diz o que aconteceu e pede que Batman vá atrás do palhaço e Gordon o pede para que prenda-o na lei param mostrar ao homem que a loucura é uma questão de escolha mas até que ponto?

Em mais um flashback o Coringa e seu bando prosseguem com o assalto mas contra sua vontade. Vestindo o manto do Capuz Vermelho eles são descobertos e logo o Batman chega. Assustado, ele tenta fugir mas escorrega e cai num tanque com produtos químicos e o Batman por pouco não o salva. Descobrimos que a causa da loucura do Coringa foi o desespero e a pressão adicionados á um misterioso banho químico.
O Coringa cai mo poço e enlouquece


Uma das frases memoráveis do Coringa que justificam sua insanidade:
 ''Mas meu ponto é...meu ponto é que fiquei louco. Quando vi que piada de mau-gosto era esse mundo preferi ficar louco, eu admito!
É tudo uma piada! Tudo pelo que as pessoas lutam e dão valor não passam de uma monstruosa e insensata anedota''

Ficamos então com pena do pobre Coringa. Após descobrir que ele sofreu terrivelmente dá até uma peninha... era isso que ele queria mostrar: até que ponto um homem é capaz de resistir até sucumbir á loucura? Tentando justificar vemos que ele perdeu a noção da realidade devido ao sofrimento e que para ele a vida é uma piada de mau gosto e sua insanidade foi uma forma de fugir do problemas COVARDEMENTE, é claro.
A loucura como uma fuga, essa é a lição.
 Enfim descobrimos o porquê do Batman tentar resolver seu conflito com o Coringa ele se Vê nele, as dores pelos quais os dois sofreram são postas lado-a-lado e a admiração pela coragem do homem- morcego cresce. Uma história revolucionária e marcante onde o lado do bem e da lei é mostrado como opção e não como imposição. No fim Batman tenta ajudá-lo mas o Coringa diz que é muito tarde para ele e a loucura é sem volta. Traumas todo mundo tem só depende de como vamos trabalha-los o Coringa enlouqueceu e o Batman se tornou um combatente do que um dia o traumatizou e você? Até quando é possível manter a sanidade?

No final os dois se abraçam


Batman: A Piada Mortal (The Killing Joke / EUA, 1988)
Lançamento no Brasil: 1999 / 2002
Editora no Brasil: Abril
Roteiro: Alan Moore
Arte: Brian Bolland
Cores: John Higgins


Nenhum comentário:

Postar um comentário